Oficina 6 – Educação Alimentar e Nutricional

Oficina 6 – Educação Alimentar e Nutricional

12 jan 2022 | Eventos internos | 1ª edição

Oficina 6 – Educação Alimentar e Nutricional

}

10h (horário de Brasília)


LUPPA

 

Nossa sexta oficina foi sobre educação alimentar e nutricional, tema bastante afeto às áreas de saúde e educação, mas também a todas as áreas e programas que trabalhem e fomentem a alimentação saudável e sustentável, com foco não apenas no momento presente, mas no futuro da alimentação de todas as cidadãs e cidadãos

Seguimos com nossa jornada metodológica e evolução do mapeamento dos sistemas alimentares municipais e suas alavancas de transformação, com a elaboração de rota para o planejamento dos sistemas alimentares municipais, propondo a revisão e avanço no desenho do projeto ou iniciativa de maior impacto na transformação do sistema alimentar de cada cidade. Convidamos também as cidades a definirem uma meta atingível ainda na primeira edição do LUPPA, que se encerra em setembro de 2022.

Já a nossa jornada temática – onde estimulamos a troca de experiências entre as cidades do LUPPA – teve como foco a educação alimentar e nutricional. Debatemos o papel do poder público municipal na formação de ambientes alimentares mais saudáveis e inclusivos, no apoio à formação de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis nas escolas e em equipamentos da assistência social, no uso pedagógico de hortas e na relação com as culturas alimentares locais.

Tivemos como objetivo para essa oficina:

  1. Fortalecer relacionamentos entre participantes da jornada do LUPPA e capacidades de colaboração
  2. Introduzir uma ferramenta para apoiar a elaboração de rota para o planejamento de sistemas alimentares municipais justos, saudáveis e sustentáveis e para a definição de uma meta atingível na primeira edição do LUPPA
  3. Introduzir o tema proposto para a oficina: educação alimentar e nutricional
  4. Conhecer experiências sobre educação alimentar e nutricional e promover trocas entre cidades participantes

A Chamada para o Debate foi feita por Kelly Alves, que atua como consultora em políticas públicas de alimentação e nutrição da organização ACT Promoção da Saúde há 3 anos, com foco em ações de incidência política, mobilização social e articulação de redes. É formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, com mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde e doutorado em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No âmbito da pesquisa acadêmica dedica-se a estudos sobre trajetórias de políticas, programas e ações relacionados à alimentação e nutrição, buscando compreender os contextos de seus avanços e desafios. Possui experiências profissionais nas áreas de Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) com foco em planejamento e relações institucionais para a organização da atenção nutricional no SUS e articulação entre SUS e SISAN (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional).

Veja no vídeo abaixo uma edição desta oficina, com os principais momentos trabalhados na plenária.

Materiais

Tarefas

Formulário de Avaliação da Oficina 6

Pedimos que os representantes que participaram desta oficina preencham o nosso formulário de avaliação.

Link do formulário