Instituto Comida do Amanhã e Iclei América do Sul buscam organizações para apoiar a realização da 2a. edição do LUPPA
Está aberta a chamada nacional para captação de recursos para o LUPPA.
Convidamos instituições, coalizões e pessoas físicas que investem em ações de impacto em um ou mais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial nos ODS nºs 2, 10, 11, 12, 13, 16 e 17, a apoiar financeiramente a nossa segunda edição.
Sua organização quer agir para combater a fome, a desnutrição e a obesidade, ao mesmo tempo em que combate mudanças climáticas, os impactos ambientais dos sistemas agroalimentares, e a desigualdade de acesso a alimentos saudáveis? E ainda: valorizar o papel das cidades, dos governos locais, e da democracia na construção e monitoramento de políticas públicas? Então o LUPPA é o projeto que você estava procurando.
Estamos em busca de apoiadores que acreditam na potência dos sistemas alimentares como catalisadores de grandes transformações socioambientais. Apoiadores que acreditam que a colaboração entre governos e sociedade civil é essencial para a garantia de direitos. Apoiadores que investem na construção de um ecossistema de atores bem informados e conscientizados sobre os desafios globais da alimentação e as potencialidades locais. Precisamos de pessoas e organizações dispostas a vir junto com a gente para uma mudança coletiva a partir do desenvolvimento de políticas públicas municipais.
Buscamos organizações que queiram contribuir com recursos financeiros e ampliamos o escopo da nossa chamada para incluir ainda parceiros que possam fornecer sua contribuição na forma de serviços como: passagens aéreas, hospedagens, serviço de alimentação para eventos presenciais, além de serviços de tecnologia, entre outros.
Se interessou? Acesse o edital para saber todos os detalhes da nossa chamada de apoiadores.
O LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares – é uma plataforma colaborativa criada para facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. Seu objetivo principal é apoiar as cidades participantes para que desenvolvam e aperfeiçoem sua rota para a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, além de dar visibilidade às ações, programas e conquistas municipais no tema.
A primeira edição do laboratório, que se iniciou em agosto de 2021, trouxe a comida para o centro da mesa da agenda municipal de 23 cidades localizadas em 13 estados brasileiros e contou ainda com a participação de 3 cidades mentoras: Belo Horizonte, Curitiba e Recife, e importantes parcerias: Associação Mercy For Animals Brasil – Programa Alimentação Consciente Brasil, Grupo de estudos, pesquisas e práticas em ambiente alimentar e saúde da Universidade Federal de Minas Gerais – GEPPAS/UFMG, Humane Society International além da parceria metodológica com a Reos Partners.
Foram mais de 45 horas de atividades, entre oficinas e seminários do primeiro LAB, que fomentou uma rede engajada de conhecimento e conexões sobre políticas locais alimentares no Brasil, que já conta com mais de 160 participantes. Saiba mais sobre a primeira edição aqui.
Nossas atividades não param, e seguimos facilitando a troca de experiências entre municípios, engajando líderes políticos, gestores públicos e conselhos de controle social.