menu-to-close

Rio Branco realiza oficina com representantes da sociedade civil em mais uma atividade apoiada pelo LUPPA

Escrito por LUPPA

10 de junho de 2022
Rio Branco realiza oficina com representantes da sociedade civil em mais uma atividade apoiada pelo LUPPA

Em continuidade ao trabalho que Rio Branco está desenvolvendo, em conjunto com o LUPPA, nesta quinta-feira, 09 de junho, foi o dia da gestão municipal se reunir com representantes da sociedade civil para divulgar que será publicado o edital para a recomposição do conselho municipal de segurança alimentar e nutricional – CONSEA e realizar oficina de trabalho unindo sociedade civil e a Câmara Técnica da CAISAN.

Participaram do evento 9 representantes da sociedade civil, vindos de conselhos, associações, institutos, fundações, ONGs, entidades e do Sistema S. O foco da oficina foi ouvir suas demandas e refletir a partir das seguintes perguntas norteadoras: Como a Sociedade Civil e Câmara Técnica da CAISAN podem cooperar para atender as demandas legítimas da população e garantir o direito humano à alimentação? Quais são as prioridades?

Os participantes foram divididos em grupos e ao final da dinâmica foi realizada uma colheita em que os representantes da sociedade civil puderam compartilhar o andamento do trabalho conjunto.

As atividades reforçam a importância da aproximação da gestão municipal com a sociedade civil local. Criar sistemas alimentares mais justos e sustentáveis exige soluções variadas e não existe um modelo que atenda a todos. Cada território tem seus próprios desafios, suas necessidades mais centrais e emergentes e a criatividade necessária para enfrentar os desafios contemporâneos do sistema alimentar vem, muitas vezes, das vozes da sociedade civil organizada.