Rio Branco realiza oficina com representantes da sociedade civil em mais uma atividade apoiada pelo LUPPA
Em continuidade ao trabalho que Rio Branco está desenvolvendo, em conjunto com o LUPPA, nesta quinta-feira, 09 de junho, foi o dia da gestão municipal se reunir com representantes da sociedade civil para divulgar que será publicado o edital para a recomposição do conselho municipal de segurança alimentar e nutricional – CONSEA e realizar oficina de trabalho unindo sociedade civil e a Câmara Técnica da CAISAN.
Participaram do evento 9 representantes da sociedade civil, vindos de conselhos, associações, institutos, fundações, ONGs, entidades e do Sistema S. O foco da oficina foi ouvir suas demandas e refletir a partir das seguintes perguntas norteadoras: Como a Sociedade Civil e Câmara Técnica da CAISAN podem cooperar para atender as demandas legítimas da população e garantir o direito humano à alimentação? Quais são as prioridades?
Os participantes foram divididos em grupos e ao final da dinâmica foi realizada uma colheita em que os representantes da sociedade civil puderam compartilhar o andamento do trabalho conjunto.
As atividades reforçam a importância da aproximação da gestão municipal com a sociedade civil local. Criar sistemas alimentares mais justos e sustentáveis exige soluções variadas e não existe um modelo que atenda a todos. Cada território tem seus próprios desafios, suas necessidades mais centrais e emergentes e a criatividade necessária para enfrentar os desafios contemporâneos do sistema alimentar vem, muitas vezes, das vozes da sociedade civil organizada.