Seminário – Ambiente Alimentar, Cidades e Diálogos com as Políticas Públicas no Brasil

Seminário – Ambiente Alimentar, Cidades e Diálogos com as Políticas Públicas no Brasil

12 jan 2022 | Eventos internos | 1ª edição

Zoom – Participação Livre – Para se inscrever preencha o formulário

}

15h30 (horário de Brasília)


Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais

 

No dia 12 de Janeiro, às 15h30 (Horário de Brasília), realizamos o seminário sobre Ambiente Alimentar, Cidades e Diálogos com as Políticas Públicas no Brasil, oferecido pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambientes Alimentares e Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Como a conformação dos ambientes alimentares molda a saúde da população e o verdadeiro acesso universal à alimentação saudável? Como as cidades podem garantir ambientes alimentares mais saudáveis, que promovam mudança de hábitos alimentares e impacto positivo na saúde pública, e que também sejam mais inclusivos e democráticos?

Para pensarmos sobre as formas como cidades e políticas públicas dialogam para construção de ambientes alimentares mais justos e saudáveis, e o papel decisivo que o poder municipal tem nessa organização e na garantia do acesso à alimentação saudável, seja nas escolas, nos espaços públicos e na ordenação da cidade, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais oferece o seminário Ambiente Alimentar, Cidades e Diálogos com as Políticas Públicas no Brasil.

O seminário foi conduzido por:

Larissa Loures Mendes – Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Minas Gerais e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Publica da Universidade Federal de Minas Gerais. Lidera o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS), é membro do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Nutrição e Saúde Pública (PENSAP), do Centro de Investigação de Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra e do grupo de pesquisa Food for Justice: Power, Politics, and Food Inequalities in a Bioeconomy da Universidade Livre de Berlim.

Letícia de Oliveira Cardoso – Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da FIOCRUZ (2010), instituição na qual é pesquisadora em Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Tem experiência na área de Nutrição e Saúde Pública, com ênfase em pesquisas epidemiológicas, atuando em projetos que abordam os seguintes temas: magnitude de agravos nutricionais em populações, consumo e práticas alimentares, doenças crônicas não-transmissíveis, pensamento sistêmico e saúde urbana. Desde 2015 vem desenvolvendo linha de pesquisa sobre ambiente alimentar em suas variadas dimensões, analisando e desenvolvendo diferentes métodos de aferição e sua associação com desfechos de saúde. Foi Visiting Schoolar na Dornsife School of Public Health – Drexel University durante o ano de 2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ entre 2016 e 2019. É pesquisadora do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), do projeto Saúde Urbana na América Latina (SALURBAL), editora associada nos Cadernos de Saúde Pública e é bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2016. Atualmente coordenadora do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia Nutrição e Saúde Pública – PENSAP

Confira abaixo a íntegra do seminário.

Materiais