Reunião de Acompanhamento 2

Reunião de Acompanhamento 2

25 maio 2022 | Eventos internos | 1ª edição

Zoom

}

10h (horário de Brasília)


LUPPA

 Nossa jornada LUPPA teve início em setembro do ano passado, já caminhamos bastante, mas queremos seguir auxiliando vocês, nossas cidades participantes, na elaboração de políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação. Nossa segunda reunião de acompanhamento aconteceu no dia 25 de maio e utilizamos esse momento para debater desafios, demandas e agendas que possam ser levadas, de forma coletiva, para os grandes acontecimentos nacionais e internacionais de 2022.

São eles: a COP 27 no Egito (“COP”​ é como se designa a ​conferência internacional de Mudança​s​ Climáticas que acontece todo ano em novembro, e que desde 2020 tem trazido a centralidade dos sistemas alimentares para a agenda das mudanças climáticas); o encontro global das cidades signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana que esse ano acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em outubro; seguido de uma grande conferência sobre desenvolvimento sustentável que a cidade do Rio sediará, designada “Rio+30”, que incluirá debates sobre os desafios dos sistemas alimentares; além, obviamente, das eleições estaduais e nacionais igualmente em outubro.

Nossa proposta é partir dos desafios gerais que foram mapeados em nossas oficinas, para debater que ações estaduais, nacionais, e da comunidade internacional são necessárias para que os municípios possam endereçar as soluções que buscam ver alcançadas para seus desafios locais. Vamos também aproveitar a experiência da evolução do projeto âncora de cada cidade para compartilhar essas constatações: desafios comuns e possíveis demandas coletivas, de cunho técnico e de política pública, que possam ser levados para estados e união.

Para contextualizar esse tema tivemos uma fala de abertura com João Intini, Oficial de Políticas em Sistemas Alimentares da FAO Américas. Intini possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Federal do Pará. É doutorando em Educação na Universidade de Brasília. Atuou no Ministério do Desenvolvimento Agrário como assessor técnico do gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar, diretor substituto e coordenador geral de fomento a assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura Familiar. Também foi diretor do DECOM – departamento de apoio a aquisição e comercialização da produção familiar, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento.

Veja no vídeo abaixo uma edição desta reunião, com os principais momentos trabalhados na plenária.

Materiais