Hortas Escolares na Agenda Ambiental, Social e de Governança dos Municípios

Hortas Escolares na Agenda Ambiental, Social e de Governança dos Municípios

por

acessar

Hortas Escolares na Agenda Ambiental, Social e de Governança dos Municípios

Este manual tem como objetivo apresentar a gestores públicos estratégias para implementação de hortas escolares. A publicação emerge de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco/SP, órgão público que formula e desenvolve políticas públicas voltadas ao abastecimento e segurança alimentar no Município.

Em Osasco se localiza a sede da foodtech iFood, que ofereceu suporte financeiro e de inteligência à estruturação de hortas pedagógicas em escolas públicas. Entre as ações de sustentabilidade ambiental e social da empresa em Osasco está o apoio a projetos que articulem soluções de impacto social e que proporcionem ferramentas pedagógicas com potência para contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos alunos.

Para auxiliar na formulação do presente manual, os dois órgãos convidaram a foodtech iFood, o negócio de impacto social Pé de Feijão e a ONG Prato Verde Sustentável. O Pé de Feijão foi responsável pela gestão do Projeto Hortas Pedagógicas idealizado pelo iFood em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Prato Verde Sustentável foi a organização responsável pela implementação e cuidado com as hortas escolares, consideradas casos de sucesso. O documento é resultado desse compartilhamento de experiências, acrescido de informações colhidas em órgãos estaduais, federais e de cooperação internacional.

As experiências aqui destacadas foram desenvolvidas em duas instituições de ensino: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Veríssimo de Matos e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro. O documento foi revisado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em virtude da parceria firmada entre o Centro de Excelência, a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco/SP no dia 4 de julho de 2022 por meio de Protocolo de Intenções com cláusulas e condições para as partes.