Selo Betinho reconhece Curitiba e Belo Horizonte, cidades LUPPA, por políticas contra a fome e a insegurança alimentar

Selo Betinho reconhece Curitiba e Belo Horizonte, cidades LUPPA, por políticas contra a fome e a insegurança alimentar

por | 18 mar 2025

As prefeituras de Curitiba e Belo Horizonte, cidades que integram o LUPPA, foram reconhecidas por suas políticas eficazes no combate à fome e à insegurança alimentar com o Selo Betinho, oferecido pela organização Ação da Cidadania. Nesta edição a iniciativa acompanhou 12 capitais brasileiras e selecionou apenas três: as cidades LUPPA mencionadas e o Distrito Federal. O nome do selo homenageia Herbert de Souza, conhecido como Betinho, sociólogo, ativista que dedicou sua vida ao combate à fome e fundador da Ação da Cidadania.

Os critérios de seleção das cidades envolvem avanços comprovados em pelo menos 70% de 36 metas elaboradas pela Ação da Cidadania em parceria com o Instituto Comida do Amanhã. Essas metas estão organizadas em três eixos principais: fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); implementação de políticas públicas e equipamentos de segurança alimentar e nutricional (SAN); e transparência e participação social.

Entre os critérios alcançados pelas cidades estão a garantia de orçamento próprio para aumentar os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a criação de um Fundo Emergencial Municipal de combate à fome, a implementação de restaurantes populares e cozinhas comunitárias, e reforços no fornecimento de alimentos da agricultura familiar nestes equipamentos de SAN.

Curitiba e Belo Horizonte também integram a lista de cidades mentoras do LUPPA ao lado de Osasco, São Paulo e Recife. A metodologia da mentoria no programa busca construir um espaço de aprendizagem entre gestores municipais, com oficinas oferecidas por cidades com mais experiência em seus planejamentos de segurança alimentar para os demais municípios participantes do LUPPA.

Sobre o LUPPA:

O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã, realizado em parceria com o ICLEI Brasil. Conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.