LUPPA LAB #4 irá acontecer dos dias 19 a 23 de maio em Barcarena (PA)

LUPPA LAB #4 irá acontecer dos dias 19 a 23 de maio em Barcarena (PA)

por | 2 maio 2025

Acontecerá dos dias 19 a 23 de maio o LUPPA LAB #4, o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo. Durante o evento, representantes das cidades que compõem o programa estarão reunidos em Barcarena (PA) para falar sobre as pautas da agenda alimentar urbana. A edição deste ano é realizada pelo Comida do Amanhã em correalização com o Iclei Brasil e a Prefeitura de Barcarena, com apoio da Gás Pará e Hydro. A abertura, para convidados, será realizada no Complexo Comercial da cidade, e os demais dias do LAB acontecerão na Escola Checralla Salim Khayat, exclusivamente para gestores participantes do LUPPA.

A programação da edição conta com mesas redondas com autoridades municipais, oficinas de troca de experiências, oficinas de diagnóstico, oficinas com foco em desenvolvimento de plano de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e visitas aos equipamentos de SAN de Barcarena.

O Complexo foi inaugurado em 2023 e reúne comerciantes de alimentos de produção local e lanchonetes em um espaço de 10.257,16 m². Localizado na orla da cidade, o espaço é um equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), garante a renda de 522 famílias e é sede de eventos como a 1ª Feira do Cacau e Chocolate de Barcarena.

As políticas de SAN da cidade englobam iniciativas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade com alimentos da agricultura familiar local e leva alimentos frescos para hospitais municipais com o PMAA Saúde. A agricultura familiar também é acompanhada por meio do Sistema Municipal de Monitoramento (SISMMAF), que fornece assistência técnica e favorece a produção.

Algumas das outras políticas alimentares barcarenenses são a lei de incentivo à agricultura urbana e periurbana; o IPTU VERDE, um tipo de incentivo fiscal relacionado a temáticas dos sistemas alimentares; o plano de resiliência ou ação climática da cidade; e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que conta com composição de 2/3 da sociedade civil.

O município também promove o fortalecimento das feiras agrícolas com escoamento gratuito da produção familiar, a melhoria das estradas vicinais e a construção de estivas em comunidades ribeirinhas.

Sobre o LUPPA LAB

O LAB é a principal etapa de toda a jornada LUPPA, que acontece desde 2021. As cidades participantes poderão efetivamente imergir na agenda alimentar urbana e avançar com suas políticas e programas a partir de uma visão sistêmica, intersetorial e participativa. Os objetivos da edição deste ano são:

1) Fortalecer capacidades das cidades para construir, desenvolver ou aprimorar Planos de SAN e elaborar o PPA com visão sistêmica, intersetoriais e participativos

2) Conhecer as abordagens e ferramentas do LUPPA e desenvolver capacidades de escuta e diálogo, pensamento sistêmico, atuação intersetorial e de colaboração

3) Aprofundar entendimento nos temas prioritários do LUPPA e inspirar ações inovadoras através do compartilhamento de experiências e programas de sucesso no tema de sistemas alimentares

4) Potencializar os papéis dos diversos atores (sociedade civil e poder público) e desenvolver a compreensão da construção orçamentária dos municípios

5) Fortalecer relacionamentos entre os participantes e fortalecer a comunidade de apoio

6) Dar visibilidade à agenda colocando-a no centro da mesa das agendas municipais

7) Endereçar a agenda climática e elaborar elementos para um posicionamento de cidades para a COP 30

Essa edição conta com a mentoria das cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Osasco, Recife e São Paulo e das organizações: Cátedra Josué de Castro, Instituto Comida e Cultura, Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS/UFMG), Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Grupo de Políticas Públicas (GPP/USP), Instituto Regenera, Instituto Kairós, e Laboratório de Vida Ativa (LaVA).

Durante a programação do evento os municípios participantes serão selecionados para mentorias que serão aplicadas após o LAB.

O LUPPA

O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil. Conta com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, ITAÚSA e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, além do apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da parceria metodológica da Reos Partners Brasil.