Está em andamento Pesquisa Nacional sobre as ações de Segurança Alimentar e Nutricional
O Ministério da Cidadania está realizando a pesquisa Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN 2022) e os municípios têm até o dia 02 de julho, para cadastrarem suas ações usando os formulários digitais disponíveis aqui.
Muito importante a participação de todos, já que desde 2018 o Brasil não tem dados atualizados.
Esta é a quarta edição da pesquisa, iniciada em 2014 e tem o objetivo de colher dados dos municípios sobre as estruturas e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nas esferas federal, estadual e municipal.
A adesão dos municípios ao MapaSAN é voluntária, mas a participação é essencial para que os órgãos governamentais e organizações da sociedade civil atuem na formulação de programas e ações que visem à garantia do direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional.
Nesta edição, o MapaSAN está organizado em três eixos temáticos: Sistema de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal; política de segurança alimentar e nutricional; e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.
Para o caso de dúvidas o Ministério da Cidadania disponibiliza os seguintes canais para mais informações: e-mail mapasan@cidadania.gov.br, telefones (61) 2030-1051/1129/2066 ou Whatsapp (61) 2030-2066.
O LUPPA reforça que a participação de todos os municípios é muito importante para caminharmos na construção de sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis para todas e todos.