Curitiba lança a pedra fundamental da 2ª fazenda urbana e oficializa sua participação como cidade mentora no LUPPA
Nesta sexta-feira (10/3) a cidade de Curitiba lançou a pedra fundamental para a implantação da segunda Fazenda Urbana da cidade. No evento estiveram presentes nossa coordenadora geral do LUPPA Juliana Tângari, o prefeito Rafael Greca, que assinaram o termo de cooperação de participação para Cidades Mentoras da 2ª edição do LUPPA, além de representantes de diversas secretarias municipais. O evento faz parte da programação pelos 330 anos de Curitiba e aconteceu no Parque dos Tropeiros, local onde será instalada a nova Fazenda, prevista para 2024.
Na 1ª edição do LUPPA, Curitiba atuou como Cidade Mentora de Porto Alegre-RS, Sobral-CE e Niterói-RJ. Considerando o sucesso do trabalho realizado na mentoria da 1ª edição, a parceria foi renovada para o ciclo de 2023.
“Com agricultura sustentável, a Fazenda Urbana já está ajudando a educar a população sobre a importância da vida no campo, mostrando que o ato de semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar”, disse Greca no evento.
- Tudo o que você quer saber sobre o LUPPA LAB
- A importância e o impacto da realização do 2º laboratório de políticas públicas alimentares
Como ato simbólico, estudantes participantes do programa Linhas do Conhecimento fizeram um plantio de mudas de araucária enxertada e erva-mate na futura área de Agrofloresta, local do parque reservado para Fazenda.
Segundo o portal oficial da prefeitura, a estrutura contará com uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional equipada com cozinha multifuncional e área para compostagem, espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, núcleo Regional da SMSAN, ecoworking, salas de aula e espaço para conferências e reuniões.
Participaram também do lançamento o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Damaso Gusi, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o vereador Pier Petruzziello, o chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza, e o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida.
Para saber mais detalhes sobre a fazenda, leia a matéria completa no site oficial da cidade aqui.