Marco da FAO para a Agenda Alimentar Urbana
Em 2019, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO lançou o “Marco para a Agenda Urbana de Alimentos da FAO”, com o objetivo de apoiar tomadores de decisão a implementar a agenda de alimentação urbana em suas cidades. O documento corroborou com diretrizes e valores que já vinham sendo defendidos e aplicados no Brasil, além de trazer orientações específicas dos passos que precisam ser tomados por governos locais e sociedade civil, para alcançar um ambiente de alimentação saudável e adequada para todos os cidadãos, resilientes aos reflexos das conjunturas econômicas e climáticas, e simultaneamente reduzir os impactos negativos que a cadeia alimentar pode provocar no meio ambiente e na sociedade.
No dia 17/09/2020, a Representação da FAO no Brasil realizou, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, a jornada de lançamento no Brasil da versão traduzida do Marco da FAO para a Agenda Alimentar Urbana. Os eventos ocorreram em formato on-line, reunindo diversos atores dos sistemas alimentares e apresentando propostas, casos de sucesso, debatendo problemáticas e soluções.
Aqui compartilhamos esse documento fundamental para pensarmos políticas públicas alimentares e sistemas de governança no âmbito das cidades. Veja também os vídeos dos eventos de lançamento.