LUPPA WEB 3 – Acesso à alimentação saudável e territórios urbanos vulneráveis

LUPPA WEB 3 – Acesso à alimentação saudável e territórios urbanos vulneráveis

21 set 2021

Participantes

JOSÉ GRAZIANO DA SILVA

ex-Diretor-geral da FAO e atual Diretor-geral do Instituto Fome Zero

Engenheiro agrônomo e mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou por mais de 30 anos, pós doutor pela Universidade de Londres e em Estudos Latino-Americanos e Estudos Ambientais pela Universidade da Califórnia. Em 2001, coordenou a formulação do Programa Fome Zero e em 2003 assumiu o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à fome. Em 2006, tornou-se representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a América Latina e Caribe e entre 2012 e 2019 ocupou o cargo de diretor-geral da FAO. Desde 2019, é senior advisor no Instituto Comida do Amanhã. Atualmente é Diretor-geral do Instituto Fome Zero.

CIDA MIRANDA

Superintendente de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia de Contagem – MG

Maria Aparecida Rodrigues da Miranda, Cida Miranda, Geógrafa, pós graduada em administração pública, Superintendente de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia, prefeitura de Contagem, educadora popular e ativista nos temas de soberania e segurança alimentar, agroecologia, movimentos campesinos, direitos humanos, memória e verdade e feminismo.

RAUL GONÇALVES

Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva de Maracanaú – CE

Economista, Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará e servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Maracanaú.

O acesso à alimentação está garantido na constituição e é um direito humano. Apesar disso, a falta desse acesso é uma realidade, sendo causa e consequência da desigualdade social e do aumento da pobreza.

O Luppa Web#3 será sobre Acesso à alimentação saudável e territórios urbanos vulneráveis e iremos refletir sobre como essas questões estão intrinsecamente ligadas.

Para iniciar nosso debate receberemos o professor José Graziano da Silva, ex-Diretor-geral da FAO e atual Diretor-geral do Instituto Fome Zero que irá abordar o tema do Direito Humano à Alimentação Adequada e as políticas de combate à insegurança alimentar, especialmente num momento de aumento das populações em estado de vulnerabilidade, ante o impacto econômico da pandemia de Covid.
Vamos ainda refletir sobre a questão do acesso físico à alimentação saudável nas cidades – e problemas como pântanos, desertos e apartheid alimentares – e como a questão da saúde pública (não) entra na agenda do planejamento urbano.

Iremos conversar também com Cida Miranda, Superintendente de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia de Contagem – MG e Raul Gonçalves, Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva na Prefeitura de Maracanaú – CE que irão compartilhar suas experiências à frente de programas de segurança alimentar dos seus municípios, destacando diferenciais e desafios. Vamos examinar como a questão da alimentação saudável e da sustentabilidade socioambiental dos sistemas alimentares se interconecta com a agenda da segurança alimentar municipal.