menu-to-close

Sobre

O Instituto Comida do Amanhã acredita na importância das cidades como agentes de transformação positiva dos sistemas alimentares. A população urbana já ultrapassou a população rural e para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados à alimentação sejam alcançados e o direito humano à alimentação e nutrição adequadas seja garantido, é preciso incluir a perspectiva das dinâmicas urbanas em qualquer solução que se pense para enfrentar os desafios atuais dos sistemas alimentares.

Uma das linhas temáticas que já trabalhamos dentro do Instituto Comida do Amanhã é justamente Comida e Cidades, na qual focamos a equidade e a circularidade dos sistemas alimentares urbanos, visando cidades resilientes, com alimentos saudáveis, justos, e acessíveis a todos.

Políticas alimentares municipais têm um papel decisivo para moldar essa realidade, e governos municipais e organizações locais são atores indispensáveis nesse ecossistema da transformação. Foi dessa convicção que germinou o LUPPA - Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares.

O LUPPA foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos.

Um laboratório de políticas públicas responde à necessidade de ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação. Responde também à necessidade de se ampliarem as fontes de dados e informações sobre os sistemas alimentares locais.

Conheça mais sobre essa jornada navegando pelo nosso site.

Quem faz o LUPPA?

Coordenação:

Apoio:

Webdesign e desenvolvimento:

KNOX4 Lab