Oficina de encerramento da 3ª edição do LUPPA aconteceu nessa quarta-feira (07/08)
No dia 07 de agosto, quarta-feira, aconteceu a oficina de encerramento da 3ª edição do LUPPA. A atividade, exclusiva para a Comunidade LUPPA, contou com a participação dos representantes das cidades participantes do programa, de cidades mentoras e também da equipe do LUPPA, incluindo a presença das diretoras do Comida do Amanhã e o Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi.
A oficina teve o objetivo de apresentar o resultado dos projetos âncoras, que são ações, projetos ou iniciativas inovadoras relacionadas aos sistemas alimentares municipais realizados até o fim de cada edição do LUPPA. Nesta oficina foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas cidades de: Caucaia/CE, Jaguaretama/CE, Palmas/TO, Careiro/AM, Mãe do Rio/PA, Alenquer/PA, Caxias do Sul/RS, Campinas/SP, Itajaí/SC, Araucária/PR, Nova Lima/MG e João Pessoa/PB, ressaltando conquistas e desafios durante essa jornada.
Para a assistente social na Secretaria de Desenvolvimento Rural do município de Caucaia, Ávila de Andrade, o LUPPA lançou luz às pautas alimentares na cidade. “O LUPPA foi de muito aprendizado para nós, o impacto foi muito positivo. Com o projeto âncora, o LUPPA abriu nossos olhos para as políticas de SAN. Queremos continuar no projeto, caminhando para que as políticas de SAN sejam atendidas no nosso município”, destacou.
Os projetos âncora foram elaborados pelas cidades participantes dos grupos de mentorias, que nesta edição foram oferecidas pelas cidades mentoras: Belo Horizonte, Curitiba, Osasco, Recife e São Paulo. A metodologia da mentoria busca construir um espaço de aprendizagem entre gestores de governos municipais e demais atores dos sistemas alimentares urbanos.
Ao final da oficina, foi pontuado que as atividades da terceira edição do LUPPA não pararam ainda: os seminários mensais continuarão acontecendo e no dia 18 de setembro será realizado o LUPPA WEB, um momento de colheita dos aprendizados desta edição e anúncio das 10 novas cidades selecionadas para a próxima edição do programa.
Sobre o LUPPA:
O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI Brasil, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.