menu-to-close

Cadernos LUPPA – conheça experiências municipais inovadoras em segurança alimentar e nutricional

Escrito por LUPPA

13 de dezembro de 2021
Cadernos LUPPA – conheça experiências municipais inovadoras em segurança alimentar e nutricional
No LUPPA - Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares - valorizamos a troca de experiências e conhecimentos como forma de fomentar a construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos e locais. Por isso, estamos felizes em compartilhar com vocês a primeira publicação dos Cadernos LUPPA, uma série idealizada para trazer ao público informações relevantes sobre a situação das políticas alimentares municipais existentes ao redor do país.

Nesta primeira publicação, intitulada Cadernos LUPPA – Casos Inspiradores, queremos dar visibilidade a algumas experiências inovadoras de cidades de diferentes tamanhos e territórios que não costumam ganhar muita visibilidade nacional, mas que trazem, cada uma, um exemplo de uma grande área temática de política alimentar. São experiências coletadas antes do início do nosso LAB, e por isso ainda não refletem necessariamente casos de cidades participantes do LUPPA. Em breve daremos seguimento a essa sequência de Cadernos, trazendo as experiências do LUPPA.

A escolha desse pequeno elenco de cidades representantes de diferentes regiões do país não foi fácil, e sabemos que há uma gama de experiências inovadoras e exemplares de prefeituras brasileiras que não puderam ser incluídas aqui, mas nossa intenção é apresentar exemplos do que entendemos como inovação em política pública alimentar, a partir de programas municipais com visão integrada – que endereçam mais de um eixo da Segurança Alimentar e Nutricional.

Esperamos que as experiências aqui compartilhadas inspirem cada vez mais pessoas a trabalharem em prol de sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social. 
Clique aqui para ler o caderno na íntegra

 Boa leitura!