menu-to-close

Anchieta e Niterói realizam Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Escrito por LUPPA

01 de junho de 2022
Anchieta e Niterói realizam Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
No LUPPA acreditamos que para que as cidades possam construir sistemas alimentares justos e sustentáveis para todos é preciso envolver a sociedade civil e os mais diversos setores da gestão municipal. E para a gente esta é uma semana especial em que duas cidades participantes do LUPPA estão realizando conferências de segurança alimentar.

A cidade de Anchieta, localizada no oeste de Santa Catarina realizou no dia 31/05 a sua I Conferência Municipal De Segurança Alimentar, com o tema: Segurança Alimentar e Nutricional – Desafio e Possibilidades. A Conferência faz parte da II Semana Municipal da Agroecologia que acontecerá de 31/05 á 29/06 no Município de Anchieta e irá contar com palestras, realização de visitas de estudos pelas escolas municipais a agricultores orgânicos e espaços rurais especiais e com o lançamento do Projeto Anchieta Ecológica/coleta seletiva.

Já a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, está mobilizada em defesa da Segurança Alimentar e Nutricional. Nos dias 03 e 04 de Junho irá ocorrer a  5ª Conferência Municipal de Segurança
Alimentar e Nutricional
. O tema da conferência é “Alimentação sustentável com geração de emprego e renda: da produção à mesa, no combate à fome e ao desperdício”. O encontro busca debater a segurança alimentar e nutricional no município em diálogo com os desafios relacionados à produção, à sustentabilidade e à geração de emprego e renda como mecanismos para combater a fome.

Segundo Igor Barcellos, Subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Niterói e representante da prefeitura de Niterói no LUPPA, “é fundamental, no momento em que vivemos índices crescentes de insegurança alimentar em nosso país, estabelecer diretrizes e construir um plano para enfrentar esse cenário. É imprescindível a interlocução entre poder público e sociedade civil para construção de políticas públicas responsáveis e em diálogo com as demandas reais da população”.

Juliana Tângari, coordenadora do LUPPA, irá participar da mesa de abertura da Conferência.
No LUPPA estamos empenhados em, cada vez mais, ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação.