Oficina 4 – Resiliência climática e a produção local de alimentos

Oficina 4 – Resiliência climática e a produção local de alimentos

8 dez 2021 | Eventos internos | 1ª edição

Zoom – Encontro com representantes indicados pela Prefeitura e Conselho

}

10h (horário de Brasília)


LUPPA

 

Nossa quarta oficina foi sobre Resiliência climática e a produção local de alimentos, e refletimos sobre o papel do poder público municipal para mitigar a vulnerabilidade que as/os produtoras/es de alimentos enfrentam no território, em razão das adversidades climáticas cada vez mais presentes. Pensamos também sobre de que modo influenciar consumo e gerar demanda por alimentos locais e mais resilientes, pode ser igualmente uma estratégia de segurança alimentar.

Os objetivos desta oficina foram:

  1. Fortalecer relacionamentos entre participantes da jornada do LUPPA e capacidades de colaboração
  2. Identificar áreas de mais impacto para a transformação do sistema alimentar de cada cidade
  3. Introduzir o tema proposto para a oficina: Resiliência climática e vulnerabilidade da produção local de alimentos aos impactos climáticos
  4. Conhecer experiências sobre resiliência climática e sistemas alimentares municipais e promover trocas entre cidades participantes

Para nos trazer uma Pílula de Inspiração convidamos Márcio Macedo Costa , doutor em Planejamento Energético pela COPPE na UFRJ. Márcio integra os quadros do BNDES há 20 anos e hoje está no Departamento de Meio Ambiente do Banco com foco em operações de financiamento de restauração florestal.

E a Chamada para o Debate foi feita por Maitê Maronhas, mestre em ciências ambientais, especialista em gênero, desenvolvimento e políticas públicas e engenheira Agrícola e Ambiental. Pelos últimos 10 anos, Maitê tem atuado como Assessora da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) para o P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) e para o programa Sementes do Semiárido. Atualmente é coordenadora de projetos na Cáritas Nordeste 2.

Veja no vídeo abaixo uma edição desta oficina, com os principais momentos trabalhados na plenária.

Materiais

Tarefas

Formulário de Avaliação da Oficina 4

Pedimos que os representantes que participaram desta oficina preencham o nosso formulário de avaliação.

Link do formulário