menu-to-close

AGROECOLOGIA E POLÍTICA: ações coletivas e institucionalização da agroecologia no município de Belo Horizonte (1993-2020)

Gabriel Mattos Ornelas - UFMG

AGROECOLOGIA E POLÍTICA: ações coletivas e institucionalização da agroecologia no município de Belo Horizonte (1993-2020)

A intersecção entre a agroecologia, o espaço urbano e a política é a temática central deste trabalho, mais precisamente a compreensão sobre as redes de agricultura urbana agroecológica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a trajetória de institucionalização da agroecologia na Prefeitura de Belo Horizonte de 1993 a 2020. A pergunta que orienta o estudo descritivo e exploratório é: quais são os encaixes institucionais resultantes dos repertórios de interação entre as redes de agroecologia e a Prefeitura de Belo Horizonte? Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura sobre os movimentos sociais e algumas ferramentas analíticas dos estudos contemporâneos sobre a interação Estado-sociedade, conectando-os com as pesquisas sobre a institucionalização da agroecologia no Brasil e as pautas emergentes no ambientalismo latino-americano.

Esse é o recorte da Dissertação apresentada por Gabriel Mattos Ornelas ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com orientação da Profa. Dra. Cláudia Feres Faria.